Notícias

4 cuidados que todo microempreendedor precisa ter

4 cuidados que todo microempreendedor precisa ter

25 de junho de 2019

Atualmente, existem cerca de 5,6 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) cadastrados e muitos tocam um negócio de casa, sem muita formalidade.

Independente do tamanho da empresa, você só tem bons resultados e sucesso se realizar o trabalho com planejamento, organização e disciplina, que muitas vezes é necessário ter a mais quando se trabalha por conta própria.

Mas você já sabe como trabalhar como MEI da melhor maneira? Veja 4 dicas para melhorar seu negócio:

 

1 – Pagamento do DAS

A primeira dica, e talvez uma das mais importantes para quem trabalha como MEI, é que você pague o DAS sem atrasos.

O MEI é optante pelo Simples Nacional e ao se cadastrar você pagará mensalmente o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Caso você não pague regularmente, terá dívida ativa da União e não vai poder usar os benefícios de quem é previdenciario.

Muitos deixam atrasar um DAS ou outro às vezes, mas acredite que isso pode virar uma bola de neve e fechar a sua empresa em breve caso não entenda como pagar o INSS como autônomo na prática.

 

2 – Contabilidade

Não é obrigatório o uso de contador em empresas MEI, mas é necessário para muitos, principalmente se os produtos e finanças forem mais complexos.

Todo mês o MEI precisa preencher o Relatório Mensal das Receitas Brutas e todo ano precisa fazer a Declaração Anual Simplificada de Faturamento.

Se você não sabe como fazer essas contabilidades da maneira correta, a melhor opção é usar um contador.

A contabilidade pode te ajudar a prever custos e ainda se antecipar a eles, fazendo com que sua empresa cresça mais e tome decisões inteligentes de negócio.

 

3 – Trabalho organizado

Um empreendedor de sucesso sabe calcular riscos e não faz isso de maneira aleatória, esperando que o pior aconteça, mas faz com consciência.

Muitos empreendedores erram, perdendo clientes e chegando à falência, porque não sabem qual caminho seguir e preferem quebrar a cabeça em vez de contar com especialistas.

Para ter ideia, mesmo que você conte com um especialista, precisa fazer com muita atenção, porque as pessoas cometem golpes por motivos variados.

Por conta disso, manter um trabalho organizado, com informações do quanto gasta e como gasta é muito importante para evitar problemas.

 

4 – Formalidade e mudanças

Por último, mas não menos importante, é necessário que você se atente a formalidades e em quando é a hora de mudar, tomando novos rumos.

Não adianta crescer e ter a mesma mentalidade, controle e hábitos de antes, porque empresas maiores requerem costumes e culturas diferentes.

Por isso, você precisa saber se é necessário dar entrada em documentos da Junta Comercial (ou outros pertinentes ao seu negócio) e quais mudanças na prática terá que realizar.

Essa é a hora de pensar maior e se planejar para um futuro brilhante, não só evitando desgastes e dores de cabeça posteriormente, mas também aumentando as chances de lucrar e faturar mais com a sua empresa.

 

Fonte: Jornal Contábil

Escrito por: WD House | Assessoria de Imprensa Unicontab